O que é uma reivindicação de Content ID?
Se você enviar um vídeo com material protegido por direitos autorais, ele poderá receber uma reivindicação de Content ID. Quando um vídeo enviado corresponde total ou parcialmente a outro conteúdo no Content ID, uma reivindicação desse sistema é gerada automaticamente.
Os detentores de direitos autorais podem configurar o Content ID para bloquear envios que correspondam a uma obra protegida deles. Eles também podem permitir que o conteúdo reivindicado permaneça no YouTube com anúncios. Nesses casos, a receita de publicidade é enviada aos detentores de direitos autorais.
Como posso saber se meu vídeo tem uma reivindicação de Content ID?
Quando o Content ID reivindica seu vídeo, o YouTube envia um e-mail para você. Para saber mais detalhes sobre as reivindicações, siga estas etapas:
- Faça login no YouTube Studio.
- No menu à esquerda, clique em Conteúdo.
- Se um vídeo for sinalizado pelo Content ID, ele aparecerá com o rótulo Reivindicação de direitos autorais na coluna Restrições.
- Passe o cursor sobre Reivindicação de direitos autorais na coluna "Restrições" e selecione VER DETALHES.
- Clique na seta para baixo e veja mais detalhes da reivindicação.
- Na seção Conteúdo encontrado na marca de, clique na marcação de tempo para tocar o trecho reivindicado pelo Content ID.
Terei problemas se meu vídeo receber uma reivindicação de Content ID?
Provavelmente não. As reivindicações de Content ID geralmente indicam que encontramos no seu canal do YouTube um conteúdo que é propriedade de outra pessoa.
Os detentores de direitos autorais que decidem se terceiros podem ou não reusar o conteúdo protegido deles. Muitas vezes, eles permitem que o material seja usado em vídeos do YouTube em troca da veiculação de anúncios. A publicidade poderá ser exibida antes ou durante o vídeo caso ele tenha mais de oito minutos de duração.
Se os detentores de direitos autorais não quiserem que o conteúdo seja reusado, eles poderão tomar algumas medidas:
-
Bloquear um vídeo: os detentores de direitos autorais podem bloquear seu conteúdo. Nesse caso, o vídeo não será exibido em nossa plataforma. Esse bloqueio pode ser para o mundo todo ou apenas em alguns países/regiões.
-
Restringir determinadas plataformas: os detentores de direitos autorais podem limitar os apps ou sites em que o conteúdo aparece. Essas restrições não afetarão a disponibilidade do seu vídeo no YouTube.
O que poderei fazer caso meu vídeo receba uma reivindicação de Content ID?
Dependendo da situação, você terá algumas opções caso isso aconteça:
Se você concorda com uma reivindicação:
-
não faça nada: caso ache que uma reivindicação é válida, não tome nenhuma medida. Você poderá mudar de ideia sobre o assunto depois;
-
remova o conteúdo reivindicado: caso ache que uma reivindicação é válida, você poderá remover o conteúdo reivindicado sem precisar enviar um novo vídeo. Qualquer uma das opções abaixo que for realizada com sucesso liberará automaticamente a reivindicação associada:
- Cortar um segmento: esta opção remove apenas o segmento reivindicado do seu vídeo. Saiba mais.
- Trocar a música (apenas para reivindicações de áudio): se a faixa no seu vídeo for reivindicada, você poderá trocar a música por alguma faixa gratuita da Biblioteca de áudio do YouTube. Saiba mais.
- Silenciar uma música (apenas para reivindicações de áudio): se a faixa no seu vídeo for reivindicada, você poderá desativar o som dela. É possível silenciar apenas a faixa ou todo o áudio no vídeo. Saiba mais.
- Compartilhar a receita: se você fizer parte do Programa de Parcerias do YouTube, e a música do seu vídeo for reivindicada, será possível compartilhar a receita com a editora musical. Saiba mais.
Se você discordar de uma reivindicação, poderá:
- disputar a reivindicação caso acredite que ela é inválida. Saiba como disputar uma reivindicação de Content ID.